RESULTADO - Chamada de Poesias 2022 | Ceala-FMG

Com grande satisfação a Editorial Ceala e a Fundação Maurício Grabois tornamos público o resultado da CHAMADA PÚBLICA INTERNACIONAL DE LITERATURA – Ano 2022 (100 anos do Partido Comunista do Brasil – PCdoB), Categoria: Literatura (Poesia) com as 100 obras seletas.

Recepcionando as belas letras brasileiras desde Concórdia, em Santa Catarina, a Breves, na Ilha de Marajó, a coletânea conta com expressiva diversidade etária, de gênero e sociocultural, bem como com textos internacionais de Portugal, França, Colômbia, Itália, Bélgica, Albânia e México.

Membros de academias de letras, poetas dedicados à pesquisa, docência, militância nas ruas, nas causas negra, indígena, LGBTQIA+, estudantil, de gênero, trabalhadora, membros da classe operária e camponesa, motoristas de aplicativo, jornalistas e juristas, profissionais da medicina, da história, agronomia, cordelistas e linguistas, profissionais do teatro, artes plásticas, música e psicologia, todos os participantes desta coletânea terão seus “perfis biográficos” publicados junto com suas poesias.

 

Esta publicação é nossa homenagem indireta aos que, nas nossas fileiras e em seu apoio, são os construtores críticos da história da literatura e da poesia brasileiras e internacional engajadas, neste transe obscurantista contra as artes, cultura e ciência.

As poesias foram enviadas de centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Natal, Belém, Brasília (Distrito Federal, DF) Salvador, e de cidades do interior quais Jacarepaguá, Ilhéus, Xique-Xique, Jaboticabal, Brumado, Itaobim, Mococa, Teixeira de Feitas, Jequié, Sobral e de Lins.  

A lista desta centena de finalistas em homenagem ao centenário do Partido foi homologada pelo Conselho Editorial da coletânea Festa de Pão e de Rosas: 100 Anos de Luta e Poesia, decorrido o prazo de realização dos trabalhos da Comissão Literária, composta por cinco membros, em equidades de gênero e etnia.

ACESSE O RESULTADO AQUI: 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenciosamente,

 

 

Secretaria Executiva

CEALA-FMG