top of page

NOMEAÇÃO PERPÉTUA AO SNI DO CONACYT

CONACYT.jpg
JFGR_edited.jpg

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) do México, homólogo do CNPq brasileiro, por meio de sua Diretoria Adjunta de Desenvolvimento Científico, Diretoria do Sistema Nacional de Pesquisadores e Subdiretório de Operações, nomeou pela quarta vez o professor e pesquisador da Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (UJAT), Dr. José Félix García Rodríguez, para o Sistema Nacional de Investigadores (SNI).

 

O Conacyt sublinha que o reconhecimento é concedido por meio de avaliação por pares e consiste em conceder a nomeação de "Pesquisador Nacional". Esta distinção simboliza a qualidade e o prestígio das contribuições científicas. Paralelamente à nomeação, são concedidos incentivos econômicos cuja quantidade varia de acordo com o nível atribuído.

 

Comemorando seu trigésimo quinto aniversário em 2019, "o SNI visa promover e fortalecer, por meio da avaliação, a qualidade da pesquisa científica e tecnológica e a inovação que ocorre no país", explica o governo México, que acrescenta: "o SNI contribui para a formação e consolidação de pesquisadores com o mais alto nível de conhecimento científico e tecnológico como elemento fundamental para aumentar a cultura, a produtividade, a competitividade e o bem-estar social."

Prof. Rodríquez é doutor em financas públicas e filosofia, com numerosos estudos nacionais e internacionais publicados, especialmente nas áreas de Saúde Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Humano e Erradicação da Pobreza. Desempenha atribuições de pesquisa em redes globais entre as quais as de coordenador da Red Iberoamericana de Estudios Cuantitativos Aplicados (RIDECA), consultor e editor do Centro de Estudios por la Amistad de Latinoamérica, Asia y África (CEALA). 

 

Dado o histórico de suas contribuições, esta nomeação ao SNI tem caráter perpétuo.

bottom of page