OPÇÕES DISPONÍVEIS   

​Em geral, os títulos contam com edição de excelência do CEALA,

registro internacional do ISBN, DOI e Código de Barras.

Revisão ortográfica, gramatical, de estilo acadêmico e capa artística são opcionais.

PRAZOS DE ENTREGA:

Suporte Impresso:

18 (dezoito) dias úteis, após aprovada a boneca.

Suporte eBook:

 

07 (sete) dias úteis, após finalizadas as edições da matriz.

ESPECIFICAÇÕES DO SUPORTE EM PAPEL

 

As versões impressas podem contar com miolo em preto e branco e/ou em cores, nas seguintes opções:

Tamanhos:

14cm x 21cm;
16cm x 23cm (para livros, é o mais usual); 
20cm x 20cm
21cm x 28cm

Orelhas:

 

7cm, 6cm ou sem orelhas
 

Papel (Miolo):

 

Couchê 115g, pólen 80g ou off-set 75g.

Capa:

Laminada (fosca ou brilhante) ou não-laminada. NOVO: Soft Touch (macio ao toque).

Encadernação:

 

Lombada quadrada (mais recomendada para livros);


Com espiral "Wire-o" (catálogos, álbuns de fotografia e/ou poesia etc.) ou


"Grampo Canoa" (materiais didáticos, apostilas, revistas etc.).

Envelopamento:

Shrink Individual (ou não).

 

Obs: O miolo pode ter até 800 páginas. Até 32 páginas o acabamento é obrigatoriamente grampo à canoa ou wire-o. Entre 33 páginas e 60 páginas o livro pode ser acabado tanto em grampo canoa quanto em wire-o ou lombada quadrada. Entre 61 e 800 páginas estão disponíveis a lombada quadrada e o wire-o. 

 

ESPECIFICAÇÕES DO SUPORTE EBOOK

 

Visando a excelência em eBooks, atuamos apenas com parceiros que detenham o selo internacional Quality Excelence Design, conferido pela Digital Book World, referência de qualidade.

Distribuição nas livrarias virtuais:

​​​

O e-comerce do livro é internacional em todos os casos e, pela Amazon, está sendo feito em plataformas multilíngue, nos seguintes países:

As opções gráficas, com elementos dinâmicos, com hipertextos e multimídia, são numerosas e estão disponíveis sob consulta. Seguem as mínimas recomendáveis:

  • O arquivo funcionará em todos os aparelhos, iPad/iPhone, Tablet Android, smartphone Android, computadores, eReaders (kobo).

  • O arquivo será produzido em formato ePub (padrão). O design do livro será diferente do impresso, e.g., sem o fundo pólen/amarelo, inadequado a eBooks.

  • Cabeçalhos e páginas com imagens de fundo, não são possíveis nos eBooks, pois as páginas redimensionam conforme o tamanho da tela, e estes elementos não funcionariam.

  • O Design será pensado para que adapte-se em todos os tamanhos de telas dos aparelhos.

  • B.3.5) Sumário linkado e eventual índice onomástico ou remissivo também.

ESPECIFICAÇÕES (TCC EM CAPA DURA) 

 

É regulamentar que os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) tenham versões impressas depositadas nas bibliotecas das unidades de origem, em quantidades mínimas, com capa mais resistente (capa dura), de forma que a que os produtos de estudos e pesquisas sejam acessíveis aos meios científicos, em bom estado, pelo maior tempo,

 

É usual que estas encadernações sejam com Gravação Dourada/Prateada na Frente e Lombada, 

É usual que sejam também exigidas versões eletrônicas do texto, de forma dinamizar as atividades arquivológicas, a consulta e difusão do conhecimento.

 

A título de exemplo a próxima seção especifica as exigências da Universidade Federal da Bahia (UFBa) em termos da quantidade mímima de impressões em capa dura e elerônicas (PDF) para uma Pós-Graduação e uma Graduação.

TIRAGENS MÍNIMAS DA UFBA

Conforme frisado pelas professoras Nídia M. L. Lubisco e Sônia Chagas Vieira, vale:

 

A tiragem da versão final da dissertação ou tese, devidamente homologada pelo colegiado de cada Programa de Pós-graduação no âmbito da UFBA, será de 5 exemplares, sendo 3 encadernados e 2 em CD-ROM, assim distribuídos:

a) Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa/Seção Memória da UFBA: [2 exemplares, sendo]1 exemplar impresso (oriundo da Secretaria Geral de Cursos - SGC) e 1 exemplar em CD-ROM (extensão pdf);

 

b) Biblioteca da Unidade de Ensino do Programa: 3 exemplares, sendo dois impressos e encadernado em capa dura, e outro em CD-ROM (extensão pdf);

 

No caso dos trabalhos de conclusão de curso de graduação, de cursos de aperfeiçoamento e de especialização, a distribuição dos exemplares (impressos e em CD) deverá seguir as normas do respectivo colegiado. (LUBISCO, VIEIRA, 2013, p. 82)*

Obs.: Encadernações em capa dura podem ser feitas em quantidades inferiores a dez unidades, não porém as em formato de livro.

* LUBISCO, N.; VIEIRA, S. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 5. ed. Salvador: EDUFBA, 2013.

* A foto e desenho são meramente ilustrativos.