top of page

Estudo do CEALA, em parceria com a UFBA, passa a integrar acervo científico do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

 

Subintitulado *Indicadores Multirreferentes Móveis sob o Prisma Cultural-Desenvolvimentista Furtadiano*, o estudo foi apresentado no I CONGRESSO INTER (internacionalização do conhecimento na perspectiva das IES do nordeste brasileiro). Mais informações sobre o Congresso, clique aqui

 

“A crescente internacionalização das agendas das IES nordestinas inspiram cuidados. [...]. Avaliações excessivamente quantitativas da produção acadêmica a instrumentalizam. A excelência da participação em eventos e publicações requer indicadores up to date: multirreferentes móveis, preferentemente, sob um prisma capaz de captar dualidades“, frisaram os membros da parceria Ceala/UFBa, *Vanda Bomfim, Rilton Primo, Gaudêncio Feires*.

 

“O olhar celsofurtadiano oferece um modelo geral de análise da inserção dependente: conexões entre o subdesenvolvimento teórico-metodológico e as economias centrais; potencialidades de avanços e saltos científicos através da inserção externa autônoma; por fim, oferece um critério teleológico, relativo aos fins culturais do desenvolvimento”, concluíram os autores.

 

O ensaio, de pode ser acessado gratuita e virtualmente na *Biblioteca Celso Furtado (BCF)*, lançando os dados de catalogação biblioteconômica na janela de pesquisa, neste link, que conduzirá ao link final de acesso direto à obra, clicando aqui, ou, presencialmente, no endereço: *Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento - Biblioteca Celso Furtado (BCF)*: Av. República do Chile, 330, 9º andar, Ed. Ventura, Torre Oeste Centro, Rio de Janeiro, RJ. CEP 20.031-917. Bibliotecária: Aline Balué. Obs.: A BCF ficará fechada de 12/12/2016 a 12/01/2017.

bottom of page