top of page

Lançamento Literário Sul-Americano de Solidariedade

Fragmento extraído do Blog da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, publicado em 24/01/2011, íntegra disponível aqui. 

O poeta e ensaísta Rilton Primo fará lançamento [...] do livro Poietké: Rimas e Análises, 215p, dia 24 de janeiro em Caracas, 28 de janeiro em Havana (data do nascimento do poeta José Martí, 1859-1895) [...], quando completará uma missão de solidariedade internacional pela América Latina.  

 

Soteropolitano de 1975, Rilton fez sua estréia literária aos 17 anos obtendo “Menção Honrosa” no The Cepa International Poetry And Prose Contest (Trilíngüe – Inglês, Português e Espanhol) in Homenage to Elisapeth Bishop, Carlos Drummond de Andrade & Gabriela Mistral. Aos 30 anos, entre treze mil cento e dezessete concorrentes, é premiado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e pelo Jornal Folha Dirigida (JFD) no Concurso Literário Nacional Para Professores, prosopoema publicado pela ABL e JFD em 2005, ano em que recebeu ainda o Prêmio do Concurso Literário Nacional São Miguel em Prosa e Verso.

Diretor de Formação da Associação Cultural José Martí do Estado da Bahia, instituição que “tem por finalidade programar, difundir e defender a cultura dos povos da América Latina e Caribe”, conforme o Art.2º do seu Estatuto, Rilton Primo publica Poietké: Rimas e Análises enquanto um dos dez baianos habilitados a realizar, com mais 107 brigadistas de todo o Brasil, o projeto social voluntário da XVIII Brigada Sul-Americana de Solidariedade organizada pelo ICAP (Instituto Cubano de Amizade com os Povos) na seqüência da Brigada 1º de Maio (Internacional), da Brigada Che Guevara (Canadá), da Brigada Européia José Martí (Europa Ocidental), da Brigada ‘Pablo de La Tómete Brau’ (Europa Oriental), da Brigada Juan Luis Rivera (Porto Rico) e da Brigada Venceremos (EUA), missões nas quais jornadas de trabalho revezam-se a conferências, visitações de interesse histórico-social, encontros com personalidades latino-americanas, incursões institucionais de interesse científico, artístico e literário, ao longo de 14 dias de programação.

Inovador quanto à sua estrutura, Poietké: Rimas e Análises traz para esta missão 4 subseções de poesias (33 trabalhos ao todo) e as discute em 4 estudos interligados. Perquirindo seus temas ora pelos domínios da lingüística, da filosofia e da semiótica, ora pelos da psicanálise, da micropolítica e da história da cultura, na forma de um diálogo aberto sobre a Arte Poética, os ensaios defendem a necessidade da reaproximação entre a música e as belas letras em função da eufonia lírica, entendida como capacidade comunicativo-libertadora.

A publicação inova já por ser ilustrada com desenhos-retratos e pinturas do poeta e engenheiro de construção de aeródromos Antonio Guerrero desde a U.S. Penitenctiary, Florence, EUA, já pelo uso da técnica do palimpsesto em papel vegetal como suporte analítico dos poemas.

bottom of page