top of page

DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

CELEBRADO COM TÍTULO DE CIDADANIA BAIANA A SINGER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvador iniciou dia 14, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, nossas homenagens às pessoas e entidades co-partícipes do processo de construção de um novo marco civilizatório global, inspirado na cooperação, na democracia, na participação equitativa, nas relações de produção e consumo solidários, concedendo o título de cidadão Baiano ao Prof. Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária.

 

Em 3 de dezembro de 2014 entrou em vigor o Decreto Federal que instituiu o dia 15 de dezembro  Dia Nacional da Economia Solidária, desde então comemorado pelos Empreendimentos Econômicos Solidários, pela sociedade civil e pelos governos comprometidos com estas novas tecnologias sociais e valores em todo o país. 

 

A Celebração contou com a participação musical da Orquestra de Berimbaus e do renomado concertista baiano Vladimir Bomfim, representando o Centro de Estudios por la Amistad de Latinoamérica, Asia y África – CEALA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Dia Nacional da Economia Solidária foi escolhido pelo Movimento de Economia Solidária do Brasil em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944, conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização das empresas em preservar a floresta nativa. 

 

Organizada pela Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher da Assembleia Legslativa da Bahia - Alba, pela Superintendência de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (representando o Governador Rui Costa) assim como pelos seus Centros Públicos de Economia Solidária, a sessão de entrega do título de Cidadão Baiano a Paul Israel Singer contou com a colaboração direta do Fórum Baiano da Economia Solidária, da Coordenadoria Ecumênica de Serviços e da Cáritas Brasileira Regional (Nordeste 3), além de outras organizações do segmento. A titulação, unanimemente aprovada pelo legislativo estadual, foi proposta pela Deputada Estadual Neusa Cadore.

 

Conforme Neusa Cadore e Lourivânia Soares (Ascom), muitos pontos da sua biografia merecem ser frisados: 

 

  • Filho de pequenos comerciantes judeus, Paul Singer nasceu em Viena (1932) e chegou ao Brasil ainda criança fugindo do nazismo. Ainda jovem, participou do movimento de colônias agrícolas judaicas de base cooperativista (kibutzim).

  • Em 1951, formou-se na Escola Técnica Getúlio Vargas e passou a trabalhar como eletrotécnico.

  • Filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e engajou-se no movimento sindical.

  • Ingressou no curso de Economia da USP e em paralelo começou sua militância no antigo Partido Socialista Brasileiro e na Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop).

  • Em 1960 iniciou sua atividade docente também na USP e teve seus direitos políticos cassados em 1969, em razão do golpe militar, tendo que se aposentar compulsoriamente.

  • Participou do grupo de resistência à ditadura militar e, mais tarde, ao lado do ex-presidente Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores.

  • Exerceu a função de secretário municipal de Planejamento do governo Luiza Erundina de 1988 a 1992.

  • Desde 2003 dirige a SENAES, vinculado ao Ministério do Trabalho, colaborando para a difusão da Economia Solidária, o fomento, a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas nesta área em todo o país, inclusive na Bahia.

  • Paul Singer é um intelectual respeitado por sua trajetória e inestimável contribuição ao pensamento social brasileiro. Destaca-se pela vasta produção acadêmica sobre Economia Solidária, sendo um dos mais aguerridos defensores deste modelo de desenvolvimento como caminho para a transformação social e saída para crise econômica. (ver: http://blogoosfero.cc/economia-solidaria). 

bottom of page